SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.15The school in the pandemic: reflections on schooling in dislocated timesPaulo Freire’s epistemology in pedagogues education during Supervised Curricular Internships author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Práxis Educativa

Print version ISSN 1809-4031On-line version ISSN 1809-4309

Abstract

GELOCHA, Elizandra Aparecida Nascimento; ANTUNES, Helenise Sangoi  and  NUNES, Ana Luiza Ruschel. Processos formativos de ações e reflexões na formação continuada do Programa Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa em um município da região Nordeste do Rio Grande do Sul. Práxis Educativa [online]. 2020, vol.15, e2016832.  Epub May 10, 2021. ISSN 1809-4309.  https://doi.org/10.5212/praxeduc.v.15.16832.099.

Este artigo objetiva compreender as ações e os impactos do Programa Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa em um município da região nordeste do Rio Grande do Sul e suas alternativas para alcançar metas do Plano Nacional de Educação, concomitantemente aos avanços econômicos e sociais. Ao longo do Programa, foi possível uma práxis com experiências metodológicas que aprofundaram a formação continuada de professores para o ensinar em uma perspectiva crítica de Educação. No contexto da pesquisa, encontrou-se uma gestão participativa, que interliga programas de governo com propostas críticas de formação de professores da Rede Municipal, em uma ação permanente e contínua que parte do pressuposto da teoria crítica dialética que abrange a sua construção na própria práxis da ação profissional, apropriadas a partir da reflexão dos professores sobre a sua própria ação docente de trabalho na escola e em permanente formação continuada.

Keywords : Formação continuada de professores; Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa; Políticas públicas..

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )