SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.15La escuela en la pandemia. Reflexiones sobre lo escolar en tiempos dislocadosLa epistemología de Paulo Freire en la formación de pedagogas(os) durante las Pasantías Curriculares Supervisadas índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Práxis Educativa

versión impresa ISSN 1809-4031versión On-line ISSN 1809-4309

Resumen

GELOCHA, Elizandra Aparecida Nascimento; ANTUNES, Helenise Sangoi  y  NUNES, Ana Luiza Ruschel. Processos formativos de ações e reflexões na formação continuada do Programa Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa em um município da região Nordeste do Rio Grande do Sul. Práxis Educativa [online]. 2020, vol.15, e2016832.  Epub 10-Mayo-2021. ISSN 1809-4309.  https://doi.org/10.5212/praxeduc.v.15.16832.099.

Este artigo objetiva compreender as ações e os impactos do Programa Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa em um município da região nordeste do Rio Grande do Sul e suas alternativas para alcançar metas do Plano Nacional de Educação, concomitantemente aos avanços econômicos e sociais. Ao longo do Programa, foi possível uma práxis com experiências metodológicas que aprofundaram a formação continuada de professores para o ensinar em uma perspectiva crítica de Educação. No contexto da pesquisa, encontrou-se uma gestão participativa, que interliga programas de governo com propostas críticas de formação de professores da Rede Municipal, em uma ação permanente e contínua que parte do pressuposto da teoria crítica dialética que abrange a sua construção na própria práxis da ação profissional, apropriadas a partir da reflexão dos professores sobre a sua própria ação docente de trabalho na escola e em permanente formação continuada.

Palabras clave : Formação continuada de professores; Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa; Políticas públicas..

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )