SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.15A escola na pandemia: reflexões sobre o escolar em tempos deslocadosA epistemologia de Paulo Freire na formação de pedagogas(os) durante os Estágios Curriculares Supervisionados índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Práxis Educativa

versão impressa ISSN 1809-4031versão On-line ISSN 1809-4309

Resumo

GELOCHA, Elizandra Aparecida Nascimento; ANTUNES, Helenise Sangoi  e  NUNES, Ana Luiza Ruschel. Processos formativos de ações e reflexões na formação continuada do Programa Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa em um município da região Nordeste do Rio Grande do Sul. Práxis Educativa [online]. 2020, vol.15, e2016832.  Epub 10-Maio-2021. ISSN 1809-4309.  https://doi.org/10.5212/praxeduc.v.15.16832.099.

Este artigo objetiva compreender as ações e os impactos do Programa Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa em um município da região nordeste do Rio Grande do Sul e suas alternativas para alcançar metas do Plano Nacional de Educação, concomitantemente aos avanços econômicos e sociais. Ao longo do Programa, foi possível uma práxis com experiências metodológicas que aprofundaram a formação continuada de professores para o ensinar em uma perspectiva crítica de Educação. No contexto da pesquisa, encontrou-se uma gestão participativa, que interliga programas de governo com propostas críticas de formação de professores da Rede Municipal, em uma ação permanente e contínua que parte do pressuposto da teoria crítica dialética que abrange a sua construção na própria práxis da ação profissional, apropriadas a partir da reflexão dos professores sobre a sua própria ação docente de trabalho na escola e em permanente formação continuada.

Palavras-chave : Formação continuada de professores; Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa; Políticas públicas..

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )