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Práxis Educativa
versão impressa ISSN 1809-4031versão On-line ISSN 1809-4309
Resumo
GELOCHA, Elizandra Aparecida Nascimento; ANTUNES, Helenise Sangoi e NUNES, Ana Luiza Ruschel. Processos formativos de ações e reflexões na formação continuada do Programa Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa em um município da região Nordeste do Rio Grande do Sul. Práxis Educativa [online]. 2020, vol.15, e2016832. Epub 10-Maio-2021. ISSN 1809-4309. https://doi.org/10.5212/praxeduc.v.15.16832.099.
Este artigo objetiva compreender as ações e os impactos do Programa Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa em um município da região nordeste do Rio Grande do Sul e suas alternativas para alcançar metas do Plano Nacional de Educação, concomitantemente aos avanços econômicos e sociais. Ao longo do Programa, foi possível uma práxis com experiências metodológicas que aprofundaram a formação continuada de professores para o ensinar em uma perspectiva crítica de Educação. No contexto da pesquisa, encontrou-se uma gestão participativa, que interliga programas de governo com propostas críticas de formação de professores da Rede Municipal, em uma ação permanente e contínua que parte do pressuposto da teoria crítica dialética que abrange a sua construção na própria práxis da ação profissional, apropriadas a partir da reflexão dos professores sobre a sua própria ação docente de trabalho na escola e em permanente formação continuada.
Palavras-chave : Formação continuada de professores; Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa; Políticas públicas..