SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.15Formative processes of actions and reflections in the continuing education of the National Pact for Literacy at the Right Age Program in a municipality in the Northeastern region of Rio Grande do SulEcology of knowledge, in order to postpone the end of school author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Práxis Educativa

Print version ISSN 1809-4031On-line version ISSN 1809-4309

Abstract

PAULA, Lucimara Cristina de. A epistemologia de Paulo Freire na formação de pedagogas(os) durante os Estágios Curriculares Supervisionados. Práxis Educativa [online]. 2020, vol.15, e2017067.  Epub May 10, 2021. ISSN 1809-4309.  https://doi.org/10.5212/praxeduc.v.15.17067.101.

Este artigo apresenta parte de uma pesquisa que objetivou investigar nas construções teóricas e nas ações dialógicas do “método de alfabetização” de Paulo Freire contribuições para a organização didática dos Estágios Curriculares Supervisionados no curso de Pedagogia, bem como sistematizar orientações teóricas e práticas para os estágios em uma perspectiva problematizadora a partir da práxis desse pensador. Trata-se de uma pesquisa bibliográfica em relação às construções teóricas de Freire sobre sua educação problematizadora. A partir das concepções de ser humano, educação e realidade, que oferecem bases para a educação problematizadora de Paulo Freire, foram sistematizadas orientações para o planejamento e a prática docente nos estágios, fundamentadas na pesquisa rigorosa, na curiosidade epistemológica, na dialogicidade, na solidariedade, na criticidade, na leitura de mundo, na humildade, na ética, na estética e no compromisso político com a aprendizagem de todos e todas.

Keywords : Estágio Curricular Supervisionado; Curso de Pedagogia; Paulo Freire..

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )