SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.15Procesos formativos de acciones y reflexiones en la formación continuada del Programa Pacto Nacional por la Alfabetización en la Edad Correcta en un municipio de la región Noreste de Rio Grande do SulEcología de saberes, para posponer el fin de la escuela índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Práxis Educativa

versión impresa ISSN 1809-4031versión On-line ISSN 1809-4309

Resumen

PAULA, Lucimara Cristina de. A epistemologia de Paulo Freire na formação de pedagogas(os) durante os Estágios Curriculares Supervisionados. Práxis Educativa [online]. 2020, vol.15, e2017067.  Epub 10-Mayo-2021. ISSN 1809-4309.  https://doi.org/10.5212/praxeduc.v.15.17067.101.

Este artigo apresenta parte de uma pesquisa que objetivou investigar nas construções teóricas e nas ações dialógicas do “método de alfabetização” de Paulo Freire contribuições para a organização didática dos Estágios Curriculares Supervisionados no curso de Pedagogia, bem como sistematizar orientações teóricas e práticas para os estágios em uma perspectiva problematizadora a partir da práxis desse pensador. Trata-se de uma pesquisa bibliográfica em relação às construções teóricas de Freire sobre sua educação problematizadora. A partir das concepções de ser humano, educação e realidade, que oferecem bases para a educação problematizadora de Paulo Freire, foram sistematizadas orientações para o planejamento e a prática docente nos estágios, fundamentadas na pesquisa rigorosa, na curiosidade epistemológica, na dialogicidade, na solidariedade, na criticidade, na leitura de mundo, na humildade, na ética, na estética e no compromisso político com a aprendizagem de todos e todas.

Palabras clave : Estágio Curricular Supervisionado; Curso de Pedagogia; Paulo Freire..

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )