SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.15Paulo Freire’s epistemology in pedagogues education during Supervised Curricular InternshipsBetween waiting and urgency: remote educational proposals for children with Congenital Zika Virus Syndrome during the COVID-19 pandemic author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Práxis Educativa

Print version ISSN 1809-4031On-line version ISSN 1809-4309

Abstract

MERLADET, Fábio; REIS, Graça  and  SUSSEKIND, Maria Luiza. Ecologia de saberes, para adiar o fim da escola. Práxis Educativa [online]. 2020, vol.15, e2017096.  Epub May 10, 2021. ISSN 1809-4309.  https://doi.org/10.5212/praxeduc.v.15.17096.104.

Este artigo foi escrito durante o período de pandemia do Coronavírus e desloca a noções de mundo e de fim de mundo, com apoio dos contos de Deszö Kosztolányi e Julio Cortázar e das perspectivas de expansão e de invenção do presente no diálogo com as teorias de Michel de Certeau, Boaventura de Sousa Santos e Ailton Krenak. Nesse sentido, tece-se forte crítica anticapitalista e argumenta-se que as criações de praticantes dos currículos são conhecimentos-solidariedades que abalroam as linhas abissais do ocidente capitalista, patriarcal e colonial, criando possibilidades de outros mundos adiando seu fim. Conclui-se que há resistência e criação na arte e nos cotidianos a partir de situações trazidas dos cotidianos na escola e na Universidade Popular dos Movimentos Sociais.

Keywords : Currículo; Descolonização; Fim do mundo; Ecologia de saberes..

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )