SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.15A epistemologia de Paulo Freire na formação de pedagogas(os) durante os Estágios Curriculares SupervisionadosEntre a espera e a urgência: propostas educacionais remotas para crianças com Síndrome Congênita do Zika Vírus durante a pandemia da COVID-19 índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Práxis Educativa

versão impressa ISSN 1809-4031versão On-line ISSN 1809-4309

Resumo

MERLADET, Fábio; REIS, Graça  e  SUSSEKIND, Maria Luiza. Ecologia de saberes, para adiar o fim da escola. Práxis Educativa [online]. 2020, vol.15, e2017096.  Epub 10-Maio-2021. ISSN 1809-4309.  https://doi.org/10.5212/praxeduc.v.15.17096.104.

Este artigo foi escrito durante o período de pandemia do Coronavírus e desloca a noções de mundo e de fim de mundo, com apoio dos contos de Deszö Kosztolányi e Julio Cortázar e das perspectivas de expansão e de invenção do presente no diálogo com as teorias de Michel de Certeau, Boaventura de Sousa Santos e Ailton Krenak. Nesse sentido, tece-se forte crítica anticapitalista e argumenta-se que as criações de praticantes dos currículos são conhecimentos-solidariedades que abalroam as linhas abissais do ocidente capitalista, patriarcal e colonial, criando possibilidades de outros mundos adiando seu fim. Conclui-se que há resistência e criação na arte e nos cotidianos a partir de situações trazidas dos cotidianos na escola e na Universidade Popular dos Movimentos Sociais.

Palavras-chave : Currículo; Descolonização; Fim do mundo; Ecologia de saberes..

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )