SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.15Cuerpos[pandémicos]: acción y subjetividad en el arte educación índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Práxis Educativa

versión impresa ISSN 1809-4031versión On-line ISSN 1809-4309

Resumen

PORTO, Patrícia Rosas  y  MUTIM, Avelar Luiz Bastos. Políticas conservadoras na Educação Básica: a regulamentação do Plano Pedagógico Individual da Educação Domiciliar, as implicações para a Base Nacional Comum Curricular e a sociedade brasileira. Práxis Educativa [online]. 2020, vol.15, e2015358.  Epub 17-Sep-2020. ISSN 1809-4309.  https://doi.org/10.5212/praxeduc.v.15.15358.086.

Este trabalho analisa o Projeto de Lei N° 2401/2019 que propõe a regulamentação da Educação Domiciliar no Brasil. O objetivo do artigo foi evidenciar os interesses do Estado na regulamentação do Plano Pedagógico Individual, suas implicações para a Base Nacional Comum Curricular e, consequentemente, para a sociedade brasileira. Para tanto, estabeleceram-se diálogos com Lacerda (2019), Esteban (2010), Giddens (2012), Vasconcellos (2004), além de outros que contribuíram para fundamentar as argumentações. Concluiu-se que a tentativa de controlar a gestão e o currículo escolar, por meio de políticas neoconservadoras na Educação Básica, ameaçam fortemente a Educação Brasileira e o Estado Democrático de Direito.

Palabras clave : Políticas conservadoras; Educação Domiciliar; Plano Pedagógico Individual.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )