SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.15Conservative policies in Basic Education: regulation of the Individual Pedagogical Plan for Homeschooling, implications for the National Common Curricular Base and the Brazilian SocietyMathematical Modeling in the initial training of pedagogues: a path to redefine the teaching of Mathematics author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Práxis Educativa

Print version ISSN 1809-4031On-line version ISSN 1809-4309

Abstract

CARVALHO, Carla; GOTTARDI, Pedro  and  SOUZA, Helen Rose Leite Rodrigues de. Corpos[pandêmicos]: ação e subjetividade na arte educação. Práxis Educativa [online]. 2020, vol.15, e2015527.  Epub Sep 17, 2020. ISSN 1809-4309.  https://doi.org/10.5212/praxeduc.v.15.15527.083.

Neste ensaio, discutimos os corpos e o ensino da Arte em distanciamento social. O objetivo é refletirmos sobre a ação e a subjetividade dos corpos[pandêmicos] na arte educação em meio ao caos e ao distanciamento social. Enfatizamos o corpo como lugar sensível e subjetivo, em um tempo no qual a COVID-19 coloca em suspensão a escola. A discussão baseia-se em teóricos do ensino da arte do corpo e da dimensão sensível nos corpos[pandêmicos]. Essa reflexão faz-nos perceber que já estávamos em estado de anestesia, mas, com esse possível estado de pandemia sensível, o corpo pode absorver uma gama de possibilidades estéticas a partir de experiências sensíveis. Há, assim, um desafio aos corpos[pandêmicos] docentes e discentes.

Keywords : Corpo; Corpos[pandêmicos]; Ensino da arte; Subjetividade.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )