SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.15Políticas conservadoras en la Educación Básica: la regulación del Plan Pedagógico Individual de la Educación Domiciliaria, las implicaciones para la Base Nacional Común Curricular y la sociedad brasileñaModelaje Matemático en la formación inicial de pedagogos: un camino para resignificación de la enseñanza de Matemática índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Práxis Educativa

versión impresa ISSN 1809-4031versión On-line ISSN 1809-4309

Resumen

CARVALHO, Carla; GOTTARDI, Pedro  y  SOUZA, Helen Rose Leite Rodrigues de. Corpos[pandêmicos]: ação e subjetividade na arte educação. Práxis Educativa [online]. 2020, vol.15, e2015527.  Epub 17-Sep-2020. ISSN 1809-4309.  https://doi.org/10.5212/praxeduc.v.15.15527.083.

Neste ensaio, discutimos os corpos e o ensino da Arte em distanciamento social. O objetivo é refletirmos sobre a ação e a subjetividade dos corpos[pandêmicos] na arte educação em meio ao caos e ao distanciamento social. Enfatizamos o corpo como lugar sensível e subjetivo, em um tempo no qual a COVID-19 coloca em suspensão a escola. A discussão baseia-se em teóricos do ensino da arte do corpo e da dimensão sensível nos corpos[pandêmicos]. Essa reflexão faz-nos perceber que já estávamos em estado de anestesia, mas, com esse possível estado de pandemia sensível, o corpo pode absorver uma gama de possibilidades estéticas a partir de experiências sensíveis. Há, assim, um desafio aos corpos[pandêmicos] docentes e discentes.

Palabras clave : Corpo; Corpos[pandêmicos]; Ensino da arte; Subjetividade.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )