SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.15Políticas conservadoras na Educação Básica: a regulamentação do Plano Pedagógico Individual da Educação Domiciliar, as implicações para a Base Nacional Comum Curricular e a sociedade brasileiraModelagem Matemática na formação inicial de pedagogos: um caminho para ressignificação do ensino de Matemática índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Práxis Educativa

versão impressa ISSN 1809-4031versão On-line ISSN 1809-4309

Resumo

CARVALHO, Carla; GOTTARDI, Pedro  e  SOUZA, Helen Rose Leite Rodrigues de. Corpos[pandêmicos]: ação e subjetividade na arte educação. Práxis Educativa [online]. 2020, vol.15, e2015527.  Epub 17-Set-2020. ISSN 1809-4309.  https://doi.org/10.5212/praxeduc.v.15.15527.083.

Neste ensaio, discutimos os corpos e o ensino da Arte em distanciamento social. O objetivo é refletirmos sobre a ação e a subjetividade dos corpos[pandêmicos] na arte educação em meio ao caos e ao distanciamento social. Enfatizamos o corpo como lugar sensível e subjetivo, em um tempo no qual a COVID-19 coloca em suspensão a escola. A discussão baseia-se em teóricos do ensino da arte do corpo e da dimensão sensível nos corpos[pandêmicos]. Essa reflexão faz-nos perceber que já estávamos em estado de anestesia, mas, com esse possível estado de pandemia sensível, o corpo pode absorver uma gama de possibilidades estéticas a partir de experiências sensíveis. Há, assim, um desafio aos corpos[pandêmicos] docentes e discentes.

Palavras-chave : Corpo; Corpos[pandêmicos]; Ensino da arte; Subjetividade.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )