SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.15Corpos[pandêmicos]: ação e subjetividade na arte educaçãoSempre atrás de um buraco tem um olho: racionalidade neoliberal, autoritarismo fundamentalista, gênero e sexualidade na Educação Básica índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Práxis Educativa

versão impressa ISSN 1809-4031versão On-line ISSN 1809-4309

Resumo

SILVA, Vantielen da Silva  e  BURAK, Dionísio. Modelagem Matemática na formação inicial de pedagogos: um caminho para ressignificação do ensino de Matemática. Práxis Educativa [online]. 2020, vol.15, e2015113.  Epub 04-Jun-2020. ISSN 1809-4309.  https://doi.org/10.5212/praxeduc.v.15.15113.043.

A presença da Modelagem Matemática na formação inicial de pedagogos justifica-se pela necessidade em melhorar a formação desses educadores para que possam promover uma educação matemática de qualidade e significativa às crianças. Este trabalho, com esse foco, é parte de uma tese que teve como sujeitos de pesquisa acadêmicos do curso de Pedagogia de uma universidade pública do estado do Paraná que vivenciaram momentos formativos mediados pela Modelagem como metodologia de ensino na perspectiva da Educação Matemática. A pesquisa, sob atitude fenomenológica, buscou compreensões para a seguinte interrogação: O que se mostra, em discursos de acadêmicos, sobre a Modelagem Matemática na formação inicial de pedagogos? A partir dela, foi possível identificar que os acadêmicos, em sua maioria, apresentavam aversão e temiam a sua atuação na área. No entanto, encontraram na Modelagem um caminho para ressignificar o ensino e os conceitos que tinham em relação à Matemática.

Palavras-chave : Educação Matemática; Formação de professores; Modelagem Matemática.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )