SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.15Sempre atrás de um buraco tem um olho: racionalidade neoliberal, autoritarismo fundamentalista, gênero e sexualidade na Educação BásicaA lógica conservadora da relação público-privada na educação que contrapõe a gestão democrática e a qualidade do ensino público índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Práxis Educativa

versão impressa ISSN 1809-4031versão On-line ISSN 1809-4309

Resumo

BORDOLI, Eloísa  e  CONDE, Stefanía. O projeto educativo conservador no Uruguai no alvorecer do século XXI: avanço privatizador e tutela ministerial. Práxis Educativa [online]. 2020, vol.15, e2015343.  Epub 17-Set-2020. ISSN 1809-4309.  https://doi.org/10.5212/praxeduc.v.15.15343.084.

O objetivo do presente trabalho é analisar as mudanças que a "nova direita" impulsiona no Uruguai no campo educativo em torno de três eixos centrais: a) concepção ou natureza do educativo, b) organização e governo da Educação Básica, e c) trabalho e participação docente. Para isso, recuperam-se os principais avanços, fortalezas e tensões que o ciclo de governos progresistas implantou no Uruguai em matéria educativa, ao mesmo tempo em que se analisam os aspectos centrais do projeto educativo conservador que o novo governo de direita impulsa no país. A análise realizada permite aludir a passagem de uma privatização latente a uma privatização manifesta presente na estratégia política que se materializa num Projeto de Lei de Urgente Consideração, no âmbito da qual se promovem formas de privatização em e da educação que enfraquecem seu lugar como espaço público.

Palavras-chave : Projeto conservador; Privatização educativa; Educação Básica.

        · resumo em Espanhol | Inglês     · texto em Espanhol     · Espanhol ( pdf )