SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.15The conservative logic of public-private relationship in education that counters democratic management and the quality of public education author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Práxis Educativa

Print version ISSN 1809-4031On-line version ISSN 1809-4309

Abstract

CAMPOS, Rosânia. Programa Criança Feliz: um salto histórico para o passado. Práxis Educativa [online]. 2020, vol.15, e2015445.  Epub Sep 17, 2020. ISSN 1809-4309.  https://doi.org/10.5212/praxeduc.v.15.15445.087.

Este artigo origina-se de uma reflexão teórica sobre o Programa Criança Feliz, vinculado ao atual Ministério da Cidadania, e tem por objetivo analisar qual papel de família e de Estado são apresentados no citado programa. Para tanto, foi realizada uma análise em documentos normativos e orientadores, de modo a problematizar o que significa esse programa em uma conjuntura de retrocesso de direitos. Nesse sentido, as análises indicam que o citado programa compõe a agenda conservadora do atual Governo Federal e implica não apenas uma regressão na concepção e na execução de políticas de assistência social e educativa, como também é a difusão de uma lógica higienista - disciplinadora destinada às famílias pobres.

Keywords : Políticas públicas para a Educação Infantil; Conservadorismo; Programa Criança Feliz.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )