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Práxis Educativa

versión impresa ISSN 1809-4031versión On-line ISSN 1809-4309

Resumen

CAMPOS, Rosânia. Programa Criança Feliz: um salto histórico para o passado. Práxis Educativa [online]. 2020, vol.15, e2015445.  Epub 17-Sep-2020. ISSN 1809-4309.  https://doi.org/10.5212/praxeduc.v.15.15445.087.

Este artigo origina-se de uma reflexão teórica sobre o Programa Criança Feliz, vinculado ao atual Ministério da Cidadania, e tem por objetivo analisar qual papel de família e de Estado são apresentados no citado programa. Para tanto, foi realizada uma análise em documentos normativos e orientadores, de modo a problematizar o que significa esse programa em uma conjuntura de retrocesso de direitos. Nesse sentido, as análises indicam que o citado programa compõe a agenda conservadora do atual Governo Federal e implica não apenas uma regressão na concepção e na execução de políticas de assistência social e educativa, como também é a difusão de uma lógica higienista - disciplinadora destinada às famílias pobres.

Palabras clave : Políticas públicas para a Educação Infantil; Conservadorismo; Programa Criança Feliz.

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