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Práxis Educativa

versión impresa ISSN 1809-4031versión On-line ISSN 1809-4309

Resumen

SCHLESENER, Anita Helena  y  LIMA, Michelle Fernandes. Reflexões sobre a precarização do trabalho docente no Ensino Superior brasileiro. Práxis Educativa [online]. 2021, vol.16, e2115116.  Epub 20-Oct-2021. ISSN 1809-4309.  https://doi.org/10.5212/praxeduc.v.16.15116.003.

Este artigo tem por objetivo refletir sobre a crescente precarização do trabalho docente no Ensino Superior, em contradição aos objetivos que caracterizam a Universidade: o ensino, a pesquisa e a extensão. A realização do estudo foi pautada, inicialmente, nos estudos e nas discussões sobre o neoliberalismo e a democracia, apontando limites e desafios dos docentes na luta pela conquista, na garantia de direitos e nas condições de trabalho. Ressalta-se a importância das lutas do movimento sindical docente, com destaque ao Sindicato Nacional dos Docentes das Instituições de Ensino Superior (ANDES-SN), e a necessidade de resistência. Com base nessa contextualização, são apontados aspectos referentes à precarização do trabalho docente, a partir de alguns dados referentes à realidade do trabalho de professores nas Universidades Estaduais do Paraná publicados pelo Comando Sindical Docente (CSD/ANDES/PR).

Palabras clave : Ensino Superior; Precarização; Trabalho docente.

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