SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.16Learning strategies and beliefs about English: a correlational approach among university studentsPedagogical supervision and continuous training: myths and perceptions through narratives of teachers from Monapo District author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Práxis Educativa

Print version ISSN 1809-4031On-line version ISSN 1809-4309

Abstract

BOULAN, Noralí. A recuperação da práxis no desenvolvimento curricular da formação de professores: o caso da província de Buenos Aires. Práxis Educativa [online]. 2021, vol.16, e2116583.  Epub Oct 20, 2021. ISSN 1809-4309.  https://doi.org/10.5212/praxeduc.v.16.16583.041.

Este artigo é produto de uma pesquisa de Doutorado realizada entre 2015 e 2019, que analisou o processo de reformulação curricular para a formação de professores do nível primário na província de Buenos Aires. Neste texto, levou-se em consideração a hipótese de que esse processo envolve uma reestruturação dos sentidos do ensino, a partir da centralidade da categoria “práxis” na formação profissional. A análise de fontes primárias, a bibliografia especializada bem como as entrevistas com os sujeitos envolvidos permitiram afirmar que o currículo é entendido como uma prática discursiva que busca configurar identidades, embora seja possível observar a resistência que os professores estabelecem nesse sentido, durante o desenvolvimento curricular na jurisdição entre 2004 e 2007, um processo de negociação permanente entre a interpelação oficial e os destinatários da referida política.

Keywords : Formação de professores; Currículo; Práxis.

        · abstract in English | Spanish     · text in Spanish     · Spanish ( pdf )