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Práxis Educativa
versión impresa ISSN 1809-4031versión On-line ISSN 1809-4309
Resumen
BOULAN, Noralí. A recuperação da práxis no desenvolvimento curricular da formação de professores: o caso da província de Buenos Aires. Práxis Educativa [online]. 2021, vol.16, e2116583. Epub 20-Oct-2021. ISSN 1809-4309. https://doi.org/10.5212/praxeduc.v.16.16583.041.
Este artigo é produto de uma pesquisa de Doutorado realizada entre 2015 e 2019, que analisou o processo de reformulação curricular para a formação de professores do nível primário na província de Buenos Aires. Neste texto, levou-se em consideração a hipótese de que esse processo envolve uma reestruturação dos sentidos do ensino, a partir da centralidade da categoria “práxis” na formação profissional. A análise de fontes primárias, a bibliografia especializada bem como as entrevistas com os sujeitos envolvidos permitiram afirmar que o currículo é entendido como uma prática discursiva que busca configurar identidades, embora seja possível observar a resistência que os professores estabelecem nesse sentido, durante o desenvolvimento curricular na jurisdição entre 2004 e 2007, um processo de negociação permanente entre a interpelação oficial e os destinatários da referida política.
Palabras clave : Formação de professores; Currículo; Práxis.