SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.16Tensões e debates para desmercantilizar a educcação no ChileA escrita numérica de pessoas com surdocegueira índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Práxis Educativa

versão impressa ISSN 1809-4031versão On-line ISSN 1809-4309

Resumo

SA, Miriam Ribeiro Calheiros de  e  PLETSCH, Márcia Denise. A participação de crianças com a Síndrome Congênita do Zika Vírus: intercessões entre o modelo bioecológico e a funcionalidade humana. Práxis Educativa [online]. 2021, vol.16, e2117383.  Epub 20-Out-2021. ISSN 1809-4309.  https://doi.org/10.5212/praxeduc.v.16.17383.017.

Este artigo apresenta resultados da participação e da funcionalidade de crianças com deficiência múltipla em decorrência da Síndrome Congênita do Zika Vírus em atividades realizadas em ambiente domiciliar. A pesquisa qualitativa foi realizada na Baixada Fluminense, Rio de Janeiro. Para colher informações, utilizamos o instrumentoParticipation and Environment – Children and Youth(PEM-CY). Os dados foram analisados a partir dos referenciais da teoria bioecológica e sistêmica do desenvolvimento humano de Uri Bronfenbrenner, em diálogo com a perspectiva da funcionalidade humana da Organização Mundial de Saúde. Os resultados evidenciaram que as mães não são apenas as principais responsáveis pelos cuidados diários das crianças em casa, mas também elaboram diferentes estratégias para ampliar a participação e a funcionalidade do(a) filho(a) nas atividades diárias, sendo, por isso, protagonistas da inclusão social e educacional. Indicaram, também, a necessidade de programas e ações intersetoriais para favorecer o desenvolvimento dessas crianças e melhorar a qualidade de vida e seu bem-estar.

Palavras-chave : Participação; Funcionalidade humana; Teoria bioecológica; Deficiência múltipla; Síndrome Congênita do Zika Vírus; Educação Especial.

        · resumo em Espanhol | Inglês     · texto em Português | Inglês     · Português ( pdf ) | Inglês ( pdf )