SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.16La participación de niños con el Síndrome Congénito del Virus del Zika: intersecciones entre el modelo bioecológico y la funcionalidad humanaApropiaciones católicas de la Escuela Nueva a partir de los Manuales Pedagógicos de Everardo Backheuser (1933 - 1946) índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Práxis Educativa

versión impresa ISSN 1809-4031versión On-line ISSN 1809-4309

Resumen

ROCHA, Luiz Renato Martins da; VASCONCELOS, Norma Abreu e Lima Maciel de Lemos  y  COSTA, Maria Piedade Resende da. A escrita numérica de pessoas com surdocegueira. Práxis Educativa [online]. 2021, vol.16, e2117435.  Epub 20-Oct-2021. ISSN 1809-4309.  https://doi.org/10.5212/praxeduc.v.16.17435.025.

Objetivamos investigar a forma como as pessoas com surdocegueira escrevem numericamente e a relação da escrita numérica com o pensamento matemático desses sujeitos. Partimos da hipótese de que algumas das dificuldades dessas pessoas ao apreender determinados conteúdos escolares possuíam relação com esse tipo de escrita, que estaria mais próxima da Libras do que da língua portuguesa. A abordagem metodológica utilizada foi a pesquisa exploratória e descritiva, de cunho qualitativo com pesquisa de campo, contando com três pessoas com surdocegueira. Os resultados apontam para uma escrita numérica, já transcodificada, mais voltada para a língua portuguesa do que para a língua de sinais, diferindo do que ocorre com as pessoas surdas e aproximando-se da escrita de pessoas ouvintes. Concluímos que é possível inferir sobre o pensamento matemático das pessoas com surdocegueira mais influenciado pela língua portuguesa do que pela língua de sinais.

Palabras clave : Educação Especial; Surdocegueira; Escrita Numérica.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )