SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.16El pensamiento decolonial como estrategia de enfrentamiento al racismo estructural en el contexto escolarAlfabetización de jóvenes y adultos: del discurso de combate a la pobreza socioeconómica a las políticas curriculares índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Práxis Educativa

versión impresa ISSN 1809-4031versión On-line ISSN 1809-4309

Resumen

OLIVEIRA, Wenderson Silva; MELO, Carlos Ian Bezerra de  y  FARIAS, Isabel Maria Sabino de. Discursos antigênero e políticas curriculares cearenses: entre tensões e resistências. Práxis Educativa [online]. 2021, vol.16, e2115363.  Epub 21-Oct-2021. ISSN 1809-4309.  https://doi.org/10.5212/praxeduc.v.16.15363.054.

Este artigo aborda os discursos antigênero nos planos educacionais cearenses e como atravessam os currículos escolares. Examinamos a legislação educacional dos dez maiores municípios do Estado do Ceará e encontramos, nas cidades de Fortaleza, Sobral, Juazeiro do Norte, Crato e Quixadá, projetos legislativos que mencionavam o slogan “ideologia de gênero”. Até o presente momento, apenas os municípios de Juazeiro do Norte e Crato proíbem, na legislação educacional, quaisquer menções a gênero e sexualidade, sob a premissa de serem ideológicos. Apresentamos, também, os modos pelos quais a política curricular estadual, por meio do Documento Curricular Referencial do Ceará, faz resistência às investidas conservadoras, tentando promover uma educação plural, justa e diversa, que dialogue com as necessidades dos movimentos sociais das minorias de direito.

Palabras clave : Currículos cearenses; Gênero e sexualidade; Ideologia de gênero.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )