SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.16Anti-gender discourses and curricular policies from Ceará/Brazil: between tensions and resistancesSpecial Education policies in dispute: analysis of the Decree no. 10,502/2020 author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Práxis Educativa

Print version ISSN 1809-4031On-line version ISSN 1809-4309

Abstract

JULIASSE, Arlindo Cornélio Ntunduatha. Alfabetização de jovens e adultos: do discurso de combate à pobreza socioeconômica a políticas curriculares. Práxis Educativa [online]. 2021, vol.16, e2116809.  Epub Oct 21, 2021. ISSN 1809-4309.  https://doi.org/10.5212/praxeduc.v.16.16809.051.

Este texto é decorrente do aprendizado proveniente de escuta de alteridade que ressignifica pensamentos sobre alfabetização no contexto histórico-social de alfabetização de jovens e adultos em Moçambique. Discussões em torno dos estudos de Foucault e da Legislação moçambicana potencializaram a construção do texto, cujo objetivo foi compreender e questionar o lugar da alfabetização como direito nos discursos políticos de combate à pobreza, relacionando-os às práticas curriculares no contexto moçambicano. Destaca-se a ideia de pensar-se em uma perspetiva curricular que favoreça todos os sujeitos do espaço e do tempo escolar. Esse olhar de alfabetização é tecido como um direito à educação com referência especial à Educação de Jovens e Adultos. Por isso, é necessário promover a valorização das experiências locais e dos diferentes sujeitos dos processos pedagógicos como um dos possíveis caminhos de elaboração de políticas e práticas curriculares na alfabetização de jovens e adultos.

Keywords : Alfabetização; Analfabetismo; Currículo; Direito à aprendizagem.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )