SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.16Discursos antigênero e políticas curriculares cearenses: entre tensões e resistênciasPolíticas de Educação Especial em disputa: uma análise do Decreto Nº 10.502/2020 índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Práxis Educativa

versão impressa ISSN 1809-4031versão On-line ISSN 1809-4309

Resumo

JULIASSE, Arlindo Cornélio Ntunduatha. Alfabetização de jovens e adultos: do discurso de combate à pobreza socioeconômica a políticas curriculares. Práxis Educativa [online]. 2021, vol.16, e2116809.  Epub 21-Out-2021. ISSN 1809-4309.  https://doi.org/10.5212/praxeduc.v.16.16809.051.

Este texto é decorrente do aprendizado proveniente de escuta de alteridade que ressignifica pensamentos sobre alfabetização no contexto histórico-social de alfabetização de jovens e adultos em Moçambique. Discussões em torno dos estudos de Foucault e da Legislação moçambicana potencializaram a construção do texto, cujo objetivo foi compreender e questionar o lugar da alfabetização como direito nos discursos políticos de combate à pobreza, relacionando-os às práticas curriculares no contexto moçambicano. Destaca-se a ideia de pensar-se em uma perspetiva curricular que favoreça todos os sujeitos do espaço e do tempo escolar. Esse olhar de alfabetização é tecido como um direito à educação com referência especial à Educação de Jovens e Adultos. Por isso, é necessário promover a valorização das experiências locais e dos diferentes sujeitos dos processos pedagógicos como um dos possíveis caminhos de elaboração de políticas e práticas curriculares na alfabetização de jovens e adultos.

Palavras-chave : Alfabetização; Analfabetismo; Currículo; Direito à aprendizagem.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )