SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.16Literacy of young people and adults: from the discourse of combating socioeconomic poverty to curricular policiesTeaching of alphabetical writing in the PNLD evaluation criteria (1998-2016): What knowledge and skills were contemplated? author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Práxis Educativa

Print version ISSN 1809-4031On-line version ISSN 1809-4309

Abstract

ROCHA, Luiz Renato Martins da; MENDES, Eniceia Gonçalves  and  LACERDA, Cristina Broglia Feitosa de. Políticas de Educação Especial em disputa: uma análise do Decreto Nº 10.502/2020. Práxis Educativa [online]. 2021, vol.16, e2117585.  Epub Oct 21, 2021. ISSN 1809-4309.  https://doi.org/10.5212/praxeduc.v.16.17585.050.

A Política Nacional de Educação Especial: Equitativa, Inclusiva e com Aprendizado ao Longo da Vida (PNEE-2020) foi aprovada pelo Decreto Nº 10.502, de 30 de setembro de 2020, e, posteriormente, julgada pela Ação Direta de Inconstitucionalidade Nº 6.590 do Supremo Tribunal Federal. Assim sendo, neste trabalho, descreve-se o processo de construção até a suspensão do documento, o qual foi analisado com a ajuda do software Iramuteq, a fim de compreender seus elementos constituintes. Os resultados permitem concluir que a PNEE-2020 é bipartida quando se considera o público-alvo ao qual se destina: a) pessoas surdas; e b) demais estudantes do público-alvo da Educação Especial. O Decreto vigorou por cerca de 60 dias, causou polêmica, foi suspenso e dividiu o movimento de luta pelo direito à educação. O processo ilustra a importância da construção coletiva de uma política pública e do envolvimento da sociedade e, sobretudo, das pessoas a quem se destina tal legislação.

Keywords : Educação Especial; PNEE; Iramuteq.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )