SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.16Alfabetización de jóvenes y adultos: del discurso de combate a la pobreza socioeconómica a las políticas curricularesLa enseñanza de la escritura alfabética en los criterios de evaluación del PNLD (1998-2016): ¿Qué conocimientos y habilidades eran contemplados? índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Práxis Educativa

versión impresa ISSN 1809-4031versión On-line ISSN 1809-4309

Resumen

ROCHA, Luiz Renato Martins da; MENDES, Eniceia Gonçalves  y  LACERDA, Cristina Broglia Feitosa de. Políticas de Educação Especial em disputa: uma análise do Decreto Nº 10.502/2020. Práxis Educativa [online]. 2021, vol.16, e2117585.  Epub 21-Oct-2021. ISSN 1809-4309.  https://doi.org/10.5212/praxeduc.v.16.17585.050.

A Política Nacional de Educação Especial: Equitativa, Inclusiva e com Aprendizado ao Longo da Vida (PNEE-2020) foi aprovada pelo Decreto Nº 10.502, de 30 de setembro de 2020, e, posteriormente, julgada pela Ação Direta de Inconstitucionalidade Nº 6.590 do Supremo Tribunal Federal. Assim sendo, neste trabalho, descreve-se o processo de construção até a suspensão do documento, o qual foi analisado com a ajuda do software Iramuteq, a fim de compreender seus elementos constituintes. Os resultados permitem concluir que a PNEE-2020 é bipartida quando se considera o público-alvo ao qual se destina: a) pessoas surdas; e b) demais estudantes do público-alvo da Educação Especial. O Decreto vigorou por cerca de 60 dias, causou polêmica, foi suspenso e dividiu o movimento de luta pelo direito à educação. O processo ilustra a importância da construção coletiva de uma política pública e do envolvimento da sociedade e, sobretudo, das pessoas a quem se destina tal legislação.

Palabras clave : Educação Especial; PNEE; Iramuteq.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )