SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.16Políticas de Educación Especial en disputa: un análisis del Decreto nº 10.502/2020Sobre el uso de imágenes en investigación con niños: entrevista photo-elicitación y otras metodologías en el panorama de investigativo brasileño índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Práxis Educativa

versión impresa ISSN 1809-4031versión On-line ISSN 1809-4309

Resumen

SILVA, Alexsandro da  y  MORAIS, Artur Gomes de. O ensino da escrita alfabética nos critérios de avaliação do PNLD (1998-2016): Que conhecimentos e habilidades eram contemplados?. Práxis Educativa [online]. 2021, vol.16, e2117770.  Epub 21-Oct-2021. ISSN 1809-4309.  https://doi.org/10.5212/praxeduc.v.16.17770.060.

Este artigo apresenta resultados de um estudo que visou a analisar os critérios de avaliação de livros ou coleções de alfabetização, instituídos no período de 1998 a 2016, no âmbito do Programa Nacional do Livro Didático (PNLD). O foco foram os conhecimentos e as habilidades relativos ao sistema de escrita alfabética contemplados nesses critérios nos Guias de Livros Didáticos. Os resultados evidenciaram: as duas primeiras edições do Programa continham poucos critérios relativos a esse eixo de ensino, enquanto as seguintes apresentaram, progressivamente, uma ampliação do número e da variedade de critérios e de conhecimentos/habilidades avaliados. Concluiu-se que, inicialmente, pareceu existir certa contribuição do Programa para a “desinvenção da alfabetização” no Brasil, mas assistiu-se, a partir de 2010, a uma busca gradativa de maior conciliação entre o ensino do sistema de escrita e as práticas de leitura e produção de textos de diferentes gêneros escritos, na perspectiva de alfabetizar letrando.

Palabras clave : Ensino da escrita alfabética; Livros de alfabetização; Avaliação de livros didáticos; PNLD.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )