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Práxis Educativa

versão impressa ISSN 1809-4031versão On-line ISSN 1809-4309

Resumo

SILVA, Alexsandro da  e  MORAIS, Artur Gomes de. O ensino da escrita alfabética nos critérios de avaliação do PNLD (1998-2016): Que conhecimentos e habilidades eram contemplados?. Práxis Educativa [online]. 2021, vol.16, e2117770.  Epub 21-Out-2021. ISSN 1809-4309.  https://doi.org/10.5212/praxeduc.v.16.17770.060.

Este artigo apresenta resultados de um estudo que visou a analisar os critérios de avaliação de livros ou coleções de alfabetização, instituídos no período de 1998 a 2016, no âmbito do Programa Nacional do Livro Didático (PNLD). O foco foram os conhecimentos e as habilidades relativos ao sistema de escrita alfabética contemplados nesses critérios nos Guias de Livros Didáticos. Os resultados evidenciaram: as duas primeiras edições do Programa continham poucos critérios relativos a esse eixo de ensino, enquanto as seguintes apresentaram, progressivamente, uma ampliação do número e da variedade de critérios e de conhecimentos/habilidades avaliados. Concluiu-se que, inicialmente, pareceu existir certa contribuição do Programa para a “desinvenção da alfabetização” no Brasil, mas assistiu-se, a partir de 2010, a uma busca gradativa de maior conciliação entre o ensino do sistema de escrita e as práticas de leitura e produção de textos de diferentes gêneros escritos, na perspectiva de alfabetizar letrando.

Palavras-chave : Ensino da escrita alfabética; Livros de alfabetização; Avaliação de livros didáticos; PNLD.

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