SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.16La enseñanza de la escritura alfabética en los criterios de evaluación del PNLD (1998-2016): ¿Qué conocimientos y habilidades eran contemplados?Configuración de la Pasantía Curricular Supervisada en Educación Física – licenciatura: incursiones y apuntes a partir de Norbert Elias índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Práxis Educativa

versión impresa ISSN 1809-4031versión On-line ISSN 1809-4309

Resumen

MARCELLO, Fabiana de Amorim  y  SOARES, Gisele Rodrigues. Sobre o uso de imagens na pesquisa com crianças: foto-elicitação e outras metodologias no panorama investigativo brasileiro. Práxis Educativa [online]. 2021, vol.16, e2118030.  Epub 21-Oct-2021. ISSN 1809-4309.  https://doi.org/10.5212/praxeduc.v.16.18030.063.

Há muito tempo, a fotografia, em seus aspectos dinâmicos e mesmo paradoxais, vem compondo o panorama da pesquisa no campo da Educação, teórica e metodologicamente. Assim sendo, neste artigo, temos como objetivo discutir a fotografia na qualidade de elemento decisivo de uma metodologia particular, a foto-elicitação. Mais especificamente, interessa-nos tratar da foto-elicitação, na medida em que ela é dinamizada no diálogo com um grupo particular de sujeitos, as crianças. Para tanto, inicialmente, apresentamos um levantamento bibliográfico sobre pesquisas com/sobre crianças que, metodologicamente, valeram-se de imagens para estabelecer diálogos singulares com elas (as crianças) – especialmente aquelas pesquisas que fazem uso declarado do método da foto-elicitação. Em seguida, com base na análise dos resultados desse mapeamento e, junto a ele, as nossas experiências de pesquisa com crianças, sistematizamos um conjunto de vantagens e, também, de desafios que se impõem a essa forma específica de compor o campo de investigação e suas estratégicas de produção de dados.

Palabras clave : Metodologias qualitativas; Criança; Foto-elicitação.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )