Servicios Personalizados
Revista
Articulo
Compartir
Práxis Educativa
versión impresa ISSN 1809-4031versión On-line ISSN 1809-4309
Resumen
SILVA JUNIOR, Arestides Pereira da y OLIVEIRA, Amauri Aparecido Bássoli de. Configuração do Estágio Curricular Supervisionado em Educação Física – licenciatura: incursões e apontamentos a partir de Norbert Elias. Práxis Educativa [online]. 2021, vol.16, e2117537. Epub 09-Feb-2022. ISSN 1809-4309. https://doi.org/10.5212/praxeduc.v.16.17537.066.
Esta pesquisa buscou analisar os aspectos ligados à configuração do Estágio Curricular Supervisionado na Licenciatura em Educação Física e seus possíveis impactos na prática pedagógica dos estagiários, a partir do referencial teórico de Norbert Elias. A pesquisa caracterizou-se como exploratória qualitativa e contou com a participação de 61 pessoas vinculadas ao Estágio Curricular Supervisionado. Como estratégia metodológica, empregou-se o grupo focal e a entrevista semiestruturada, com utilização de análise de conteúdo e auxílio do software NVivo 10. Respaldado pelo referencial Elisiano, constatou-se que a configuração do Estágio Curricular Supervisionado, seja na universidade ou na escola, influencia diretamente na autonomia de atuação e na prática pedagógica dos acadêmicos durante a realização do estágio, devendo ser reavaliada continuamente como forma de possibilitar avanços na futura atuação.
Palabras clave : Educação Física; Formação profissional; Docência.