SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.16Redes políticas de currículo: a atuação da Fundação Getulio VargasA questão da cultura e da alteridade nos contextos Brasil e França: uma análise dos documentos norteadores nacionais para o ensino da leitura e da escrita índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Práxis Educativa

versão impressa ISSN 1809-4031versão On-line ISSN 1809-4309

Resumo

SEABRA, Filipa; ABELHA, Marta; MIRANDA, Helena  e  MOREIRA, Osvaldo. Supervisão Pedagógica: perspetivas de educadores de infância em Portugal. Práxis Educativa [online]. 2021, vol.16, e2117961.  Epub 09-Fev-2022. ISSN 1809-4309.  https://doi.org/10.5212/praxeduc.v.16.17961.068.

Perante um contexto ainda pouco recetivo à supervisão pedagógica, mas assinalando mudanças e uma pressão crescente no sentido da sua valorização, o estudo realizado visou caracterizar as experiências e perspetivas de educadores de infância da rede pública em Portugal sobre a supervisão pedagógica. Foi aplicado um questionário previamente validado (GASPAR et al., 2019). Orientaram a pesquisa, perspetivas teóricas sobre supervisão pedagógica apresentadas por Gaspar (et al., 2019), Alarcão e Canha (2013), ou Roldão (2012), que têm sido fundamentais na definição do campo, em Portugal. Os resultados apontam para uma experiência de supervisão pedagógica muito ligada à avaliação do desempenho docente (ADD), e em menor medida à formação inicial de professores, considerada de reduzido impacto sobre a qualidade das práticas docentes. No entanto, as perspetivas sobre o papel do supervisor e o conceito de supervisão demonstram alguma abertura à possibilidade de uma supervisão mais horizontal e até informal produzir impactos positivos.

Palavras-chave : Supervisão pedagógica; Educação de Infância; Desenvolvimento profissional de professores.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )