SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.16La cuestión de la cultura y la alteridad en los contextos de Brasil y Francia: un análisis de los documentos nacionales de orientación para la enseñanza de la lectura y la escrituraBeneficios de los MOOC en estudiantes universitarios durante la emergencia académica por la Covid-19 índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Práxis Educativa

versión impresa ISSN 1809-4031versión On-line ISSN 1809-4309

Resumen

GUILHERME, Alexandre Anselmo; CHERON, Cibele  y  BRITO, Renato de Oliveira. “Ao vencedor, as batatas”: critérios de classificação de periódicos no estrato A1 da base Qualis e dinâmicas de competição na área da Educação. Práxis Educativa [online]. 2021, vol.16, e2118309.  Epub 09-Feb-2022. ISSN 1809-4309.  https://doi.org/10.5212/praxeduc.v.16.18309.071.

O presente artigo observa os critérios de aferição da qualidade dos periódicos brasileiros segundo os parâmetros estabelecidos pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) nos documentos alusivos à Área 38 – Educação, do Conselho Técnico-Científico da Educação Superior e demais órgãos oficiais. Objetiva-se compreender a crescente importância da indexação e da utilização de indicadores bibliométricos para a classificação dos periódicos no estrato A1, ressaltando-se as disputas entre os atores do campo. As análises são teoricamente fundamentadas nas noções de campo e de capital científico de Pierre Bourdieu, ethos científico, imperativos e efeito Matheus, de Robert Merton e, ainda, de complexidade, monocultura e policultura, de Leonardo Boff. Os resultados apontam para a necessidade de repensar práticas protecionistas que colocam em risco a existência do campo, substituindo-as pelo engajamento em um diálogo maior e interdisciplinar.

Palabras clave : Educação; Avaliação de periódicos; Disputas entre atores.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )