SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.16“Al ganador, las patatas”: criterios de clasificación de revistas en el estrato A1 de la base Qualis y dinámicas de competición en el área de la EducaciónFormación inicial de profesores alfabetizadores: mapeo de la producción académica índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Práxis Educativa

versión impresa ISSN 1809-4031versión On-line ISSN 1809-4309

Resumen

CEBALLOS, Salvador Ponce  y  MEXIA, Paul Yitzen Ruelas. Benefícios dos MOOC em estudantes universitários durante a emergência acadêmica devido à Covid-19. Práxis Educativa [online]. 2021, vol.16, e2118097.  Epub 09-Feb-2022. ISSN 1809-4309.  https://doi.org/10.5212/praxeduc.v.16.18097.072.

A contingência acadêmica decorrente da covid-19, ocasionou uma aceleração na soma das iniciativas de educação online na área de ensino superior, inclusive MOOC (Massive Open Online Course, por sua sigla em inglês). Este artigo documenta um exercício de pesquisa sobre a experiência de uma universidade pública mexicana que, durante a pandemia, incorporou em sua proposta de formação a possibilidade de seus alunos cursarem alguns MOOC. O estudo qualitativo, baseado na análise de conteúdo, objetivou identificar, na visão dos alunos, os benefícios de terem participado desse tipo de experiência de formação. Os resultados indicam um conjunto de benefícios integrados em seis categorias: desenvolvimento acadêmico, desenvolvimento profissional, desenvolvimento e motivação pessoal, flexibilidade, internacionalização e continuidade acadêmica. A conclusão visa confirmar a existência de benefícios e que neles existem particularidades associadas ao cenário de contingência acadêmica.

Palabras clave : MOOC; Covid-19; Educação Superior.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Español     · Español ( pdf )