SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.16“Ao vencedor, as batatas”: critérios de classificação de periódicos no estrato A1 da base Qualis e dinâmicas de competição na área da EducaçãoFormação inicial de professores alfabetizadores: mapeamento da produção acadêmica índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Práxis Educativa

versão impressa ISSN 1809-4031versão On-line ISSN 1809-4309

Resumo

CEBALLOS, Salvador Ponce  e  MEXIA, Paul Yitzen Ruelas. Benefícios dos MOOC em estudantes universitários durante a emergência acadêmica devido à Covid-19. Práxis Educativa [online]. 2021, vol.16, e2118097.  Epub 09-Fev-2022. ISSN 1809-4309.  https://doi.org/10.5212/praxeduc.v.16.18097.072.

A contingência acadêmica decorrente da covid-19, ocasionou uma aceleração na soma das iniciativas de educação online na área de ensino superior, inclusive MOOC (Massive Open Online Course, por sua sigla em inglês). Este artigo documenta um exercício de pesquisa sobre a experiência de uma universidade pública mexicana que, durante a pandemia, incorporou em sua proposta de formação a possibilidade de seus alunos cursarem alguns MOOC. O estudo qualitativo, baseado na análise de conteúdo, objetivou identificar, na visão dos alunos, os benefícios de terem participado desse tipo de experiência de formação. Os resultados indicam um conjunto de benefícios integrados em seis categorias: desenvolvimento acadêmico, desenvolvimento profissional, desenvolvimento e motivação pessoal, flexibilidade, internacionalização e continuidade acadêmica. A conclusão visa confirmar a existência de benefícios e que neles existem particularidades associadas ao cenário de contingência acadêmica.

Palavras-chave : MOOC; Covid-19; Educação Superior.

        · resumo em Espanhol | Inglês     · texto em Espanhol     · Espanhol ( pdf )