SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.16MOOC’s benefits for higher education students during the academic emergency due to Covid-19A transdisciplinaridade do currículo para promover a equidade social nas Instituições de Educação Superior do Equador author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Práxis Educativa

Print version ISSN 1809-4031On-line version ISSN 1809-4309

Abstract

RODRIGUES, Silvia Aparecida Medeiros  and  MARTINIAK, Vera Lucia. Formação inicial de professores alfabetizadores: mapeamento da produção acadêmica. Práxis Educativa [online]. 2021, vol.16, e2118516.  Epub Feb 09, 2022. ISSN 1809-4309.  https://doi.org/10.5212/praxeduc.v.16.18516.075.

Este estudo apresenta o levantamento do estado da arte das pesquisas sobre a formação inicial do professor alfabetizador. Esta pesquisa, de cunho qualitativo, investigou como o tema é abordado nas teses, nas dissertações, nos eventos e nos periódicos científicos produzidos entre 2010 e 2020. A coleta de dados foi realizada por meio de consulta junto ao banco de teses e dissertações da Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações (BDTD), à Plataforma Sucupira, ao Portal de Periódicos da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), àScientific Electronic Library Online(SciELO) e a sites de eventos científicos. Essas publicações foram analisadas e categorizadas pelos temas formação inicial e professores alfabetizadores. Por um lado, os resultados evidenciam que os temas formação de professores, currículo e conhecimentos específicos sobre alfabetização (linguagem) foram mais frequentes nas publicações. Por outro lado, os resultados apontam a necessidade de aprofundar as pesquisas para a compreensão da formação inicial do professor alfabetizador a partir do discurso produzido hegemonicamente.

Keywords : Produção acadêmica; Formação inicial; Professores alfabetizadores.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )