SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.16Benefícios dos MOOC em estudantes universitários durante a emergência acadêmica devido à Covid-19The transdisciplinary approach of the curriculum to promote social equity in Higher Education Institutions in Ecuador índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Práxis Educativa

versão impressa ISSN 1809-4031versão On-line ISSN 1809-4309

Resumo

RODRIGUES, Silvia Aparecida Medeiros  e  MARTINIAK, Vera Lucia. Formação inicial de professores alfabetizadores: mapeamento da produção acadêmica. Práxis Educativa [online]. 2021, vol.16, e2118516.  Epub 09-Fev-2022. ISSN 1809-4309.  https://doi.org/10.5212/praxeduc.v.16.18516.075.

Este estudo apresenta o levantamento do estado da arte das pesquisas sobre a formação inicial do professor alfabetizador. Esta pesquisa, de cunho qualitativo, investigou como o tema é abordado nas teses, nas dissertações, nos eventos e nos periódicos científicos produzidos entre 2010 e 2020. A coleta de dados foi realizada por meio de consulta junto ao banco de teses e dissertações da Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações (BDTD), à Plataforma Sucupira, ao Portal de Periódicos da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), àScientific Electronic Library Online(SciELO) e a sites de eventos científicos. Essas publicações foram analisadas e categorizadas pelos temas formação inicial e professores alfabetizadores. Por um lado, os resultados evidenciam que os temas formação de professores, currículo e conhecimentos específicos sobre alfabetização (linguagem) foram mais frequentes nas publicações. Por outro lado, os resultados apontam a necessidade de aprofundar as pesquisas para a compreensão da formação inicial do professor alfabetizador a partir do discurso produzido hegemonicamente.

Palavras-chave : Produção acadêmica; Formação inicial; Professores alfabetizadores.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )