SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.16Formação inicial de professores alfabetizadores: mapeamento da produção acadêmicaEducação Superior: as emoções e o processo de ensino-aprendizagem índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Práxis Educativa

versão impressa ISSN 1809-4031versão On-line ISSN 1809-4309

Resumo

ESTRADA-GARCIA, Alex; COLLADO-RUANO, Javier; FERNANDEZ, José Luis Del Río  e  ZAMBRANO, Fanny Tubay. The transdisciplinary approach of the curriculum to promote social equity in Higher Education Institutions in Ecuador. Práxis Educativa [online]. 2021, vol.16, e2118336.  Epub 09-Fev-2022. ISSN 1809-4309.  https://doi.org/10.5212/praxeduc.v.16.18336.076.

O objetivo do artigo é abordar, a partir de um olhar complexo, intercultural e transdisciplinar, as práticas pedagógicas que se realizam nas salas de aula universitárias. Também desenvolve uma postura epistemológica que defende a equidade social através da inclusão nos currículos daqueles saberes ancestrais que favorecem a reflexão e os modo de vida atual. A metodologia usada é analítica, exploratória e interpretativa, e responde a um desenho não experimental. A população do estudo foi constituída por 384 alunos vinculados à Universidade Nacional de Educação, à Universidade Nacional de Chimborazo e à Universidade Técnica de Manabí. Como resultado, percebe-se que o papel coeso, inclusivo e equitativo do currículo propõe mecanismos para definir o tipo de sociedade que queremos e com quem devemos construí-la.

Palavras-chave : Currículo; Equidade social; Transdisciplinaridade.

        · resumo em Espanhol | Inglês     · texto em Espanhol     · Espanhol ( pdf )