Práxis Educativa
Print version ISSN 1809-4031On-line version ISSN 1809-4309
Abstract
KOGA, Viviane Terezinha and ROSSO, Ademir José. Estrutura das representações sociais das regras escolares. Práxis Educativa [online]. 2021, vol.16, e2119600. Epub Feb 09, 2022. ISSN 1809-4309. https://doi.org/10.5212/praxeduc.v.16.19600.078.
Neste texto, foi investigada a estrutura das representações sociais de alunos do 9° ano do Ensino Fundamental acerca das regras escolares. O referencial teórico é a abordagem estrutural das representações sociais (ABRIC, 1994) e a Teoria do Desenvolvimento Moral (PIAGET, 1994). A coleta dos dados foi realizada mediante a aplicação de questionário para 359 alunos. A análise dos dados foi feita com o auxílio dos softwares SPSS, Evoc, Simi e com a análise de conteúdo. Os resultados indicaram uma representação social estruturada a partir do “celular e uniforme” e “respeito”. Há uma ambivalência acerca desses objetos: de um lado, estão os aspectos normativos; e, de outro, os funcionais. Diante do valor que possui caráter normativo, têm-se o consenso da sua necessidade para o bom convívio escolar. Assim sendo, destaca-se a importância de as escolas construírem iniciativas para a educação moral dos alunos para não ficarem sujeitos a políticas neoconservadoras fundamentadas na heteronomia moral.
Keywords : Educação moral; Alunos; Escolas públicas.