SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.16Educación Superior: las emociones y el proceso de enseñanza-aprendizajeCine y educación en Endipe: un estado de conocimiento índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Práxis Educativa

versión impresa ISSN 1809-4031versión On-line ISSN 1809-4309

Resumen

KOGA, Viviane Terezinha  y  ROSSO, Ademir José. Estrutura das representações sociais das regras escolares. Práxis Educativa [online]. 2021, vol.16, e2119600.  Epub 09-Feb-2022. ISSN 1809-4309.  https://doi.org/10.5212/praxeduc.v.16.19600.078.

Neste texto, foi investigada a estrutura das representações sociais de alunos do 9° ano do Ensino Fundamental acerca das regras escolares. O referencial teórico é a abordagem estrutural das representações sociais (ABRIC, 1994) e a Teoria do Desenvolvimento Moral (PIAGET, 1994). A coleta dos dados foi realizada mediante a aplicação de questionário para 359 alunos. A análise dos dados foi feita com o auxílio dos softwares SPSS, Evoc, Simi e com a análise de conteúdo. Os resultados indicaram uma representação social estruturada a partir do “celular e uniforme” e “respeito”. Há uma ambivalência acerca desses objetos: de um lado, estão os aspectos normativos; e, de outro, os funcionais. Diante do valor que possui caráter normativo, têm-se o consenso da sua necessidade para o bom convívio escolar. Assim sendo, destaca-se a importância de as escolas construírem iniciativas para a educação moral dos alunos para não ficarem sujeitos a políticas neoconservadoras fundamentadas na heteronomia moral.

Palabras clave : Educação moral; Alunos; Escolas públicas.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )