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Práxis Educativa

versão impressa ISSN 1809-4031versão On-line ISSN 1809-4309

Resumo

ZALDIVAR, Jon Igelmo  e  UCEDA, Patricia Quiroga. Viagens de Paulo Freire à Espanha (1984-1994) e a consolidação do campo acadêmico de pedagogia social dos anos noventa. Práxis Educativa [online]. 2021, vol.16, e2115143.  Epub 20-Out-2021. ISSN 1809-4309.  https://doi.org/10.5212/praxeduc.v.16.15143.005.

As ideias de Paulo Freire chegaram à Espanha a partir da década de 1970. Os primeiros espaços de acolhimento foram os projetos de educação popular promovidos por setores progressistas da Igreja e também pelos Movimentos Pedagógicos de Renovação. As ideias de Freire foram recebidas no campo acadêmico da pedagogia no final dos anos 80 e início dos anos 90. As viagens de Freire à Espanha entre 1984 e 1994, quatro viagens que são estudadas em detalhes neste artigo, são uma fonte histórica fundamental para este estudo da presença do pensamento do pedagogo brasileiro nas Escolas de Educação da Espanha. A hipótese central que desenvolvemos neste trabalho é que, tomando como referência o trabalho de Freire, a pedagogia social conseguiu cavar seu próprio espaço no campo acadêmico da pedagogia na Espanha.

Palavras-chave : Paulo Freire; Espanha; Pedagogia Social; Educação Popular.

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