SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.16As contribuições do pensamento de Paulo Freire para os estudos sobre as masculinidadesA humanização Freiriana: processos de formação docente nos documentos que orientam os currículos dos cursos de Pedagogia índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Práxis Educativa

versão impressa ISSN 1809-4031versão On-line ISSN 1809-4309

Resumo

SIEMS, Maria Edith Romano  e  MOGARRO, Maria João. Pensamento educacional brasileiro em Portugal: Paulo Freire na formação de professores e em publicações acadêmico-científicas. Práxis Educativa [online]. 2021, vol.16, e2115630.  Epub 20-Out-2021. ISSN 1809-4309.  https://doi.org/10.5212/praxeduc.v.16.15630.020.

O estudo buscou compreender a presença do pensamento educacional brasileiro em Portugal em cursos de formação de professores e na produção científica de periódicos educacionais. Adotou-se como procedimentos metodológicos a pesquisa documental, analisando as unidades curriculares de cursos de licenciaturas e mestrados em ensino de universidades portuguesas, bem como artigos científicos publicados no período de 2006 a 2019 em periódicos vinculados também a universidades portuguesas. Tomaram-se como referenciais teóricos os estudos de Roger Chartier sobre circulação e apropriação de modelos culturais e saberes pedagógicos e os de Pierre Bourdieu ao discutir-se acerca das noções de campo cultural e processos de interpretação gerados na relação com os poderes e as influências exteriores. Os resultados apontaram a significativa presença da produção bibliográfica de Paulo Freire e a apropriação de suas concepções filosóficas, sociológicas e pedagógicas no contexto português.

Palavras-chave : Paulo Freire; Formação de professores; Circulação de ideias pedagógicas.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )