SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.16Un movimiento pedagógico y el pedagógico en movimiento: las ramas Freireanas de la comunicación y de la radiodifusión comunitariaResistir para existir: aportaciones freireanas para una educación sexual transgresora y emancipadora índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Práxis Educativa

versión impresa ISSN 1809-4031versión On-line ISSN 1809-4309

Resumen

SANTOS, Lavoisier Almeida dos; MELO, Valci  y  CAVALCANTE, Maria do Socorro Aguiar de Oliveira. Paulo Freire e a resistência à naturalização da ordem social vigente. Práxis Educativa [online]. 2021, vol.16, e2116433.  Epub 20-Oct-2021. ISSN 1809-4309.  https://doi.org/10.5212/praxeduc.v.16.16433.008.

Este trabalho teve por objetivo examinar a importância e a utilização do legado de Paulo Freire para a compreensão da natureza da educação, dos condicionamentos históricos sociais da escola e da relação prática pedagógica-prática social. Para tanto, analisamos um acontecimento discursivo ocorrido em instituições de ensino da cidade de Maceió, Ceará. Para proceder à referida análise, além da teoria freireana, apoiamo-nos nos pressupostos teórico-metodológicos da Análise do Discurso, fundada na França, por Michel Pêcheux, ancorada no Materialismo Histórico-Dialético. A partir do caso analisado, demonstramos que, ao contrário das acusações que atribuem às ideias freireanas a responsabilidade pelos resultados negativos da educação brasileira, o que existe é a total ausência das referidas ideias na realidade concreta das escolas brasileiras na atualidade. Essa constatação reafirma a importância de sua obra como ponto de resistência contra políticas conservadoras e práticas pedagógicas excludentes.

Palabras clave : Paulo Freire; Educação; Discurso.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )