SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.16Um movimento pedagógico e o pedagógico em movimento: as vertentes Freireanas da comunicação e da radiodifusão comunitáriaResistir para existir: aportes freireanos para uma educação sexual transgressora e emancipadora índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Práxis Educativa

versão impressa ISSN 1809-4031versão On-line ISSN 1809-4309

Resumo

SANTOS, Lavoisier Almeida dos; MELO, Valci  e  CAVALCANTE, Maria do Socorro Aguiar de Oliveira. Paulo Freire e a resistência à naturalização da ordem social vigente. Práxis Educativa [online]. 2021, vol.16, e2116433.  Epub 20-Out-2021. ISSN 1809-4309.  https://doi.org/10.5212/praxeduc.v.16.16433.008.

Este trabalho teve por objetivo examinar a importância e a utilização do legado de Paulo Freire para a compreensão da natureza da educação, dos condicionamentos históricos sociais da escola e da relação prática pedagógica-prática social. Para tanto, analisamos um acontecimento discursivo ocorrido em instituições de ensino da cidade de Maceió, Ceará. Para proceder à referida análise, além da teoria freireana, apoiamo-nos nos pressupostos teórico-metodológicos da Análise do Discurso, fundada na França, por Michel Pêcheux, ancorada no Materialismo Histórico-Dialético. A partir do caso analisado, demonstramos que, ao contrário das acusações que atribuem às ideias freireanas a responsabilidade pelos resultados negativos da educação brasileira, o que existe é a total ausência das referidas ideias na realidade concreta das escolas brasileiras na atualidade. Essa constatação reafirma a importância de sua obra como ponto de resistência contra políticas conservadoras e práticas pedagógicas excludentes.

Palavras-chave : Paulo Freire; Educação; Discurso.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )