SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.16Paulo Freire e a resistência à naturalização da ordem social vigenteA questão ética e religiosa na ordem do discurso freireano índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Práxis Educativa

versão impressa ISSN 1809-4031versão On-line ISSN 1809-4309

Resumo

SOUSA, Fabiana Rodrigues de. Resistir para existir: aportes freireanos para uma educação sexual transgressora e emancipadora. Práxis Educativa [online]. 2021, vol.16, e2116462.  Epub 20-Out-2021. ISSN 1809-4309.  https://doi.org/10.5212/praxeduc.v.16.16462.013.

Este ensaio tem como objetivo desvelar as ressonâncias do pensamento de Paulo Freire e da feminista negra bell hooks para a proposição de uma educação sexual transgressora que promova a inserção crítica na realidade, o questionamento da heteronormatividade, a apropriação de uma linguagem de resistência, de modo a favorecer a construção da autonomia e a emancipação de sujeitos sexuais dissidentes. Reafirma-se, aqui, a relevância do legado freireano para consolidação de uma educação como prática da liberdade. O caráter emancipador do projeto educativo freireano catalisa o enfrentamento às estratégias reacionárias ocultas nos projetos de lei propostos pelo programa Escola Sem Partido, que visam minar a democracia, instaurar uma escola da mordaça e criminalizar educadoras e educadores que atuam na perspectiva da transformação social.

Palavras-chave : Paulo Freire; Educação sexual transgressora; Sexualidades dissidentes.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )