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Práxis Educativa

versión impresa ISSN 1809-4031versión On-line ISSN 1809-4309

Resumen

CARLOS, Dafiana do Socorro Soares Vicente  y  SILVA, Eduardo Jorge Lopes da. A questão ética e religiosa na ordem do discurso freireano. Práxis Educativa [online]. 2021, vol.16, e2116463.  Epub 20-Oct-2021. ISSN 1809-4309.  https://doi.org/10.5212/praxeduc.v.16.16463.028.

Neste artigo, de natureza bibliográfica, analisa-se o modo como Paulo Freire empregava a “ética” como princípio fundante de suas reflexões, problematizações e argumentações sobre a inserção do trabalho social religioso no seio das relações sociais latino-americanas. Foram examinadas as seguintes obras sob as lentes da Análise Arqueológica do Discurso, com base em Foucault (2000): Ação cultural para a liberdade e outros escritos, edição de 1981; Educação como prática da liberdade, edição de 1967; Pedagogia do oprimido, edição de 1987; Extensão ou comunicação?, edição de 1983; e Os cristãos e a libertação dos oprimidos, edição de 1978. Evidencia-se que o entendimento de Paulo Freire sobre as questões éticas e religiosas não guardam somente um modo específico de ser, pois a ética funciona como um parâmetro de análise crítica de diferentes manifestações sociais e históricas sobre a questão religiosa e sua relação com o povo. Conclui-se que o significado da noção e do uso do significante “ética” como um princípio de criticidade é recorrente na argumentação, no posicionamento e na ordem discursiva freireana.

Palabras clave : Paulo Freire; Ética; Religião.

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