SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.16La cuestión ética y religiosa en el orden del discurso freireanoEl legado de Paulo Freire sobre la vejez: historia de vida y el contexto brasileño actual índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Práxis Educativa

versión impresa ISSN 1809-4031versión On-line ISSN 1809-4309

Resumen

BACKES, José Licínio; PAVAN, Ruth  y  FETZNER, Andréa Rosana. Paulo Freire e os estudos culturais: pistas para convergências possíveis. Práxis Educativa [online]. 2021, vol.16, e2116539.  Epub 20-Oct-2021. ISSN 1809-4309.  https://doi.org/10.5212/praxeduc.v.16.16539.023.

O objetivo deste artigo foi analisar possíveis convergências entre o pensamento de Paulo Freire e os estudos culturais. Para tanto, investigaram-se as obras de Freire e Hall, considerando-se sua concepção de história, a presença de Marx, a centralidade da cultura, a importância da linguagem e o impacto dos estudos feministas e de raça. Argumenta-se que ambos construíram campos teóricos avessos a reducionismos e propuseram a articulação entre classe, raça e gênero como forma de tornar a teoria/política um meio de fazer a diferença, na perspectiva de lutar contra todas as formas de opressão. Conclui-se que há convergências possíveis entre Paulo Freire e os estudos culturais e que elas podem ser uma alternativa promissora para a construção dos inéditos viáveis, que Freire sempre defendeu.

Palabras clave : Paulo Freire; Stuart Hall; Estudos culturais.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )