SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.16O legado de Paulo Freire sobre a velhice: história de vida e o contexto brasileiro atualSer Mais: coerência entre a vida e o conceito de Paulo Freire índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Práxis Educativa

versão impressa ISSN 1809-4031versão On-line ISSN 1809-4309

Resumo

SILVA, Josemir Medeiros da; MOREIRA, Carina Maria Guimarães  e  TODARO, Mônica de Ávila. Teatro com e para caminhoneiros e caminhoneiras e as ideias de Paulo Freire para a educação libertadora. Práxis Educativa [online]. 2021, vol.16, e2116567.  Epub 20-Out-2021. ISSN 1809-4309.  https://doi.org/10.5212/praxeduc.v.16.16567.045.

Este artigo é resultado da pesquisa “Teatro da Caravana Siga Bem: projeto com e para caminhoneiros à luz do legado de Paulo Freire”, apresentada no Programa de Pós-Graduação em Artes Cênicas da Universidade Federal de São João del-Rei, Minas Gerais. De 2006 a 2016, o Teatro da Caravana Siga Bem ajudou a olhar para as questões sociais abordadas nos espetáculos que apresentava para caminhoneiros e caminhoneiras em postos de combustível do país com um elenco também de caminhoneiros e caminhoneiras. O quadro teórico baseia-se em Paulo Freire, Bertolt Brecht e autores que discutem cultura popular. A análise dos espetáculos foi feita à luz das ideias freireanas e brechtianas, a qual revelou afinidades entre esse projeto de teatro popular e pedagógico, que discutia temas como violência infantil e direitos humanos, e as ideias de Paulo Freire para uma educação libertadora e de Bertolt Brecht sobre Teatro Épico e didático.

Palavras-chave : Teatro; Educação libertadora; Temáticas sociais.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )