SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.16Ser Mais: coerência entre a vida e o conceito de Paulo FreireLiteratura sobre educação e tecnologia com referencial de Paulo Freire: um retrato e um recorte crítico índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Práxis Educativa

versão impressa ISSN 1809-4031versão On-line ISSN 1809-4309

Resumo

SILVA, Otavio Henrique Ferreira da. Pedagogia da Primeira Infância Oprimida: descolonizando a Educação Infantil com Paulo Freire. Práxis Educativa [online]. 2021, vol.16, e2116588.  Epub 20-Out-2021. ISSN 1809-4309.  https://doi.org/10.5212/praxeduc.v.16.16588.040.

Este artigo é um ensaio teórico que pretende analisar como a obra de Paulo Freire pode contribuir com uma pedagogia da infância voltada para a emancipação humana desde a Educação Infantil, apontando para a construção de uma Pedagogia da Primeira Infância Oprimida. Mesmo que não tenha acumulado produções teóricas e empíricas especificamente com crianças, a obra de Paulo Freire demonstra ser um território fértil para projetar a construção de uma Educação Infantil em diálogo com o emergente debate de descolonização do trabalho pedagógico com crianças de 0 a 5 anos. A Pedagogia da Primeira Infância Oprimida é analisada em termos estruturais, no autoritarismo pedagógico com crianças, na relação entre autoridade e liberdade e no caminhar da curiosidade infantil. Entende-se, assim, que educar crianças só pode ser compreendido como um ato de amor se o potencial revolucionário delas for cultivado para que o mundo seja mais humanizado.

Palavras-chave : Pedagogia da Primeira Infância Oprimida; Educação Infantil.; Paulo Freire.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )