SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.16Pedagogía de la Primera Infancia Oprimida: descolonizando la Educación Infantil con Paulo FreirePensamiento/acción freiriano: pistas para una epistemología descolonial que cemente una Ecología Humana contrahegemónica índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Práxis Educativa

versión impresa ISSN 1809-4031versión On-line ISSN 1809-4309

Resumen

CARVALHO, Jaciara de Sá; MARQUES, Suzana Elisa Cunha  y  PELLON, Carolina Carvalho. Literatura sobre educação e tecnologia com referencial de Paulo Freire: um retrato e um recorte crítico. Práxis Educativa [online]. 2021, vol.16, e2116591.  Epub 20-Oct-2021. ISSN 1809-4309.  https://doi.org/10.5212/praxeduc.v.16.16591.015.

O artigo apresenta um retrato aproximado de trabalhos sobre educação e tecnologia no Brasil que anunciam terem sido desenvolvidos com o referencial de Paulo Freire. A composição realizada por meio de análise de conteúdo expõe características da amostra de 29 artigos. A investigação também focou um ponto desse retrato ao discutir se os trabalhos abordavam relações de poder, exploração e dominação, elementos comuns em abordagens críticas e examinadas a partir de contribuições de Apple e Au (2015) e Selwyn (2016a, 2017), em diálogo com Freire (1987, 1998). Embora não apresentem aderência ao discurso predominante na literatura da área, a maioria dos artigos não explora essas questões caras a uma abordagem crítica. Nos limites desta pesquisa, destaca-se a necessidade de mais trabalhos sobre educação e tecnologia com referencial de Freire que considerem a natureza política da tecnologia.

Palabras clave : Paulo Freire; Educação; Tecnologias.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )