SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.16Literatura sobre educación y tecnología con referencias de Paulo Freire: un retrato y un recorte críticoEducación, Utopía y Paulo Freire índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Práxis Educativa

versión impresa ISSN 1809-4031versión On-line ISSN 1809-4309

Resumen

GONCALVES, Maria Elizabeth Souza  y  BOMFIM, Luciano Sergio Ventin. Pensamento/ação freiriano: pistas para uma epistemologia descolonial que cimente uma Ecologia Humana contra-hegemônica. Práxis Educativa [online]. 2021, vol.16, e2116594.  Epub 20-Oct-2021. ISSN 1809-4309.  https://doi.org/10.5212/praxeduc.v.16.16594.021.

Este estudo teve como objetivo analisar as contribuições do pensamento/ação freiriano na construção de uma epistemologia descolonial, orientadora de uma Ecologia Humana latino-americana de viés contra-hegemônico. Por meio de uma revisão de literatura da produção freiriana e de intelectuais da Ecologia Humana latino-americana, fez-se uma interlocução de saberes e perspectivas, o que permitiu anunciar Paulo Freire como um clássico na genealogia do pensamento descolonial e no fortalecimento de uma Ecologia Humana comprometida com justiça social, cognitiva e ambiental, acenando processos emancipatórios advindos de diferentes frentes de luta, em tão especial tempo histórico de ascensão de opressões articuladas pelo capitalismo com o patriarcado e o colonialismo.

Palabras clave : Pensamento/ação freiriano; Epistemologias descoloniais; Ecologia Humana.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )