SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.16Freirean thinking/action: clues to a decolonial epistemology that cements a counter-hegemonic Human EcologyThe unity in diversity in Paulo Freire: advances for educational transformation author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Práxis Educativa

Print version ISSN 1809-4031On-line version ISSN 1809-4309

Abstract

ALVES, Izadora Maleski Serrano  and  OLIVEIRA, Sandra Regina Ferreira de. Educação, Utopia e Paulo Freire. Práxis Educativa [online]. 2021, vol.16, e2116596.  Epub Oct 20, 2021. ISSN 1809-4309.  https://doi.org/10.5212/praxeduc.v.16.16596.048.

A abordagem Educação, Utopia e Paulo Freire deriva de uma pesquisa de Mestrado intitulada Educação, utopia e sonho: contrapontos da Pedagogia Empreendedora. Nela, além das abordagens conceitual e política, realizou-se uma investigação no material didático da Pedagogia Empreendedora de Fernando Dolabela, que foi implementado na Rede Municipal de Ensino de Londrina, Paraná, no ano de 2011. A partir da discussão acerca do empreendedorismo na Educação é que Paulo Freire passou a compor o escopo da discussão e a promover reflexões de tais conceitos. A intenção deste artigo, portanto, é relacionar o período de fala do autor com a atualidade e aproximá-los do debate da educação escolar para, posteriormente, assumir, por meio do trabalho do professor, o compromisso de libertação dos indivíduos alienados. Essa é a Utopia defendida pelo autor, que se constrói pelo compromisso da escola e da sociedade.

Keywords : Educação; Utopia; Paulo Freire.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )